“Where’s the line to see Jesus?” O que é o natal?

Natal…
…acredito que todos nós saibamos a história.

No livro de Mateus, assim como nos outros evangelhos (No livro de Lucas você pode encontrar os detalhes da história do nascimento de Cristo e nos livros de Miquéias 5:2, Isaías 7:14, Isaías 60:6, Isaías 9: 6-7), podemos conhecer como tudo aconteceu:

” Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: ‘José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.’
Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: ‘A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel’, que significa ‘Deus conosco’.”

Nesse momento nascia o Natal! Muito embora não se saiba ao certo o dia do ano em que Jesus nasceu…há alguns indícios que tenha sido em abril, no dia 25 de dezembro é o dia que celebramos o cumprimento da promessa da vinda do messias: o nascimento do Senhor Jesus.

“Mas e o Papai Noel????
Achei que natal fosse, Papai Noel!” você pode me perguntar!

Definitivamente não!

Conta a história de que São Nicolau era um homem muito cristão e que seguia os ensinamentos de Jesus e usou toda a sua herança ajudando aos que necessitavam. Com o passar dos anos, foi instituído em 6 de dezembro o dia de São Nicolau, onde há a troca de presentes. Depois, essa data foi retirada do calendário católico por falta de documentação sobre o santo. Em outras culturas, a troca de presentes é feita no início de janeiro, mas sem ligações com São Nicolau ou com o aniversário de Jesus. Nos anos de 1800 foram escritas as primeiras histórias sobre Santa Claus.

Por esses motivos, acabou que no dia 25 de dezembro, Natal, aniversário do nosso Senhor Jesus Cristo, algumas tradições que nada tem a ver com o natal, foram sendo incorporadas com o passar dos anos.

Mas até aí, tudo bem.

A grande questão é que não só tradições pagãs ou mesmo cristãs foram incorporadas ao Nascimento de Cristo, como SUFOCARAM a Jesus no dia de seu aniversário.

E essa á pare mais triste da história.

Certa vez, na escola de Otávio, meu filho, a professora nos perguntou se comemorávamos Christmas. E eu disse que sim. Porque eles teriam uma festa onde haveria a visita de Santa Claus.

Eu disse que tudo bem, muito embora nossa posição com as crianças é explicar que Santa Claus não existe e não é a essência do natal. Quando ela me disse que entendia e que algumas pessoas comemoravam Christmas e outras Santa Claus.

Nesse momento pensei comigo “pera aí, que história é essa?”
Não existe opção!!!
Natal é Jesus e só!
Todo o resto são figuras que foram incorporadas ao longo dos anos no natal.

Sim, realmente, Jesus está sendo excluído de seu próprio aniversário!!!!

Acredito que Santa Claus (Papai Noel), discípulo de Jesus, ficaria profundamente triste se soubesse que sua figura tem ofuscado àquele que amava e seguia.

Ter a casa decorada, a árvore montada, trocar presentes, comer rabanada e bacalhau, tudo isso é muito gostoso, mas não permita que isso apenas seja o seu dia 25 de dezembro.
Se você se reune com sua família no dia 25 de dezembro, mas deixa o aniversariante de fora, você não está celebrando Christmas, está apenas festejando um dia qualquer com sua família.
Comemore Christmas! Comemore o aniversário de Jesus.

Não permita que seja um dia tão comercial. Presente é o de menos. O mais importante é estarmos juntos com aqueles que amamos e compartilharmos a bênção do maior e melhor presente : JESUS.

Há um vídeo que eu gosto de compartilhar no natal e esse ano consegui com legenda em português:

1 Comentário

  1. The little boy at the mall Might as well have had wings As the tears filled my eyes Thought I heard him sing

Deixe um comentário.